Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Abril de 2024

Justiça de SC condena homem a pagar R$ 50 mil por infectar parceira com HIV

Consta nos autos que o réu, apesar de saber da enfermidade, não a revelou para sua namorada

Publicado por Mariana Tenório
há 9 anos

A 6ª Câmara de Direito Civil do Tribunal de Justiça de Santa Catarina confirmou condenação imposta a um homem de indenização por danos morais, no valor de R$ 50 mil, por contaminar a namorada com o vírus HIV. Ele também deverá pagar a ela pensão vitalícia no valor de um salário mínimo. As identidades dos envolvidos foram preservadas pelo TJ, que divulgou a decisão nesta terça-feira.

Consta nos autos do processo que o réu, apesar de saber de sua enfermidade, não a revelou para a antiga namorada ao reatarem o relacionamento. Tempos depois, desconfiada, a mulher questionou o companheiro sobre a doença; ele negou, mas exames confirmaram as suspeitas.

Apesar de condenado criminalmente, o réu alegou que a namorada assumiu o risco ao ter relações sem camisinha, e que ambos mantinham vida sexual ativa fora da relação. O desembargador Alexandre d'Ivanenko, relator do acórdão, afirmou que não há provas da afirmação do réu quanto à vida supostamente promíscua da vítima.

Ele também ressaltou a diminuição da capacidade de trabalho da vítima, que era técnica de enfermagem e poderia colocar em risco sua saúde e a de outros, o que justifica a pensão vitalícia.

Fonte: Diário Catarinense

  • Sobre o autorAdvogada
  • Publicações14
  • Seguidores8
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações25
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/justica-de-sc-condena-homem-a-pagar-r-50-mil-por-infectar-parceira-com-hiv/191816647

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)